terça-feira, 8 de maio de 2007

Boa conectividade é fundamental na criação de blogs.


computador é torneira

Computador é torneira é o título de um artigo da Zero Hora de domingo,06/05 que diz "... Computador é torneira.Por si só não fornece "água do saber", depende de encamentos e conexões de boa qualidade, aqui me refiro a internet,banda larga. Torneira e bom encanamento, isoladamente, nem sempre são garantias absolutas da potabilidade da água que jorra. A qualidade da água depende do reservatório e de quem a manipula corretamente."...
O texto é de Ronaldo Mota, Secretário de Educação Superior do Mec, deixa claro que não basta informatizar todas as escolas públicas até 2010, se não houver uma participação ativa de docentes preparados, pois mesmo na ausência imediata de uma conectividade trata-se de uma ferramenta educacional.
Sobre a questão da conexão, tenho percebido que na minha escola, com apenas 5 computadores lentos e antigos, quando eu chego mais cedo, ligo todos eles, acesso a internet e meus alunos já entram na sala de informática digitando seu item de pesquisa, o trabalho torna-se normal, diria, quase rápido, pois nossa conectividade é muito boa. Com certeza, minhas aulas estão muito melhores depois deste curso, o leque de informações que a internet proporciona enriquece a atualiza os conteúdos de uma forma fantástica. Os alunos aprendem a ler, interpretar,copiar,colar, ler de novo, organizar seus textos, mostrar suas descobertas interagindo com com colegas e professores. Elaboram introduções e conclusões, tornam-se autores de suas aprendizagens. E nós, professores estamos aprendendo e ensinando ao mesmo tempo. Computadores, boa conexão, docentes preparados e dispostos a aprender é uma torneira jorrando saber, formando um oceano de novos conhecimentos...
Esse texto publique no meu blog do curso, mas achei interessante para nossa oficina de blogs e flogs, pois, graças a conexão de boa qualidade da minha escola, o fato dos computadores serem lento e antigos não está impedindo a utilização desta ferramenta educacional com nossos alunos.

12 comentários:

Suzana Gutierrez disse...

Oi Gelsi

Bom ver o teu entusiasmo e otimismo no trabalho. Muitas pessoas desistem por muito pouco e sempre me alegra ver aqueles que são criativos e positivos nos seus projetos :)
Mas... e as atividades das semanas 2 e 3? como vão indo?
abraço!

Elô disse...

Olá colega Gelsi Oliveira.
Você deve ter recebido um e-mail de elocal@terra.com.br .Sou eu Eloisa H.Callai .Preciso que você aceite o convite para ser poder administrar suas postagens no Blog que criei para as Atividades da Semana 4
Período: de 14/05/2007 à 21/05/2007 do Proa 17A,

Iris disse...

Olá, Gelsi

Atende sem tardar o convite da Eloisa. Mesmo que tenhas atividades pendentes, dá prioridade a esta atividade em grupo, pois não há como recuperá-la se não participas dela.
Abra@os, Iris

Eloice disse...

Oi Gelsi!
Visitei o teu blog. Vamos seguindo em nossas atividades que são muitas.
Bjo,
Eloice

Elô disse...

Olá Gelsi!!
Que ótimo colegasque você já esta lendo sobre o assunto do nosso grupo!!
Estou triste. Nossas colegas

Denise Bonin
Maria Otília

ainda não responderam o convite do Blog para adminitrar as postasgens.

Já estamos atrasada com está atividade, pois deveriamos trocar mensagens debatendo, verificando nossas impressões sobre o assunto.
Um abraço Eloisa

Neuza disse...

Oi Gelsi. Estou acompanhando teu blog nesta semana para posterior tarefas do Proa 17. Um abraço
Neuza

Teresinha Bernardete Motter disse...

Gelsi, uma de nossas atividades individuais nessa semana, ou seja, a quarta semana, é acompanhar os quatro blogs que estão abaixo dos nossos na lista de blogs na Oficina PROA17, tu estás dois blogs abaixo do meu. De qualquer forma, estou pela primeira vez escrevendo diretamente para ti, embora sejamos colegas da turma 03. Foi um prazer estar aqui te escrevendo. Se precisares de algo,escreva-me.
um abraço
Bernardete

Neuza disse...

Oi Gelsi. Estou aqui novamente. Está atrasada com as tarefas? Se precisar de ajuda, é só entrar em contato...Bom domingo..
Neuza

Unknown disse...

Olá! Gelsi,
Tudo bem? Sou a Cristina, uma das tutoras desta disciplina. Estou sempre disposta para auxiliar em qualquer situação ok? É só enviar e-mail para mim: crisaaw@yahoo.com.br

Não consegui visualizar as suas atividades das semanas 3 e 4, onde elas estão? Qualqquer coisa é só me enviar um e-mail certo? Estarei aguardando um retorno.

Abraço,

Cris.

Helenita Leal disse...

Gelsi, só hoje cheguei até teu blog. Constatei que você também está atrasada com as atividades. Sei que não é fácil, também estou correndo muito para tentar acompanhar o barco.
Bom trabalho!

Eloice disse...

Gelsi!
estou aguardando as tuas contribuições no nosso blog colaborativo do grupo9,
Estou muito atarefada.
Eloice.

Anônimo disse...

Gelsi!
Parabéns pelo ótimo trabalho!
Você está contribuindo muito para o nosso aprendizado.
Obrigada. Luciara.